ACOMPANHE E DEIXE SEU COMENTÁRIO:

AS PÁGINAS DA E.I.42 E E.I 32 ESTÃO ATUALIZADAS.
ACOMPANHE AS NOVIDADES!

terça-feira, 7 de abril de 2015

EI-33 ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PERMANENTES

A HORA DA RODA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 
RODA DE CONVERSA
    Prática de se organizar em roda para conversar traz inúmeros significados. A expressão por meio da linguagem oral de sentimentos, ideias, valores estão presentes em todas elas. 
Em algumas situações se faz necessário conversar com as crianças, sobre o como fazer algo; o passo-a-passo de uma atividade(instruir). Este momento também é importante se queremos garantir o produto final. 
   As crianças acompanham o professor executando e em outras vezes participa fazendo segundo a instrução recebida. O mesmo acontece quando reunimos a turma para demonstrar ou ensinar as regras de um jogo.
     Observem que a participação das crianças nestes dois casos acima apresentados é muito mais como ouvinte e a fala apenas para esclarecimento de dúvidas. A fala do professor é uma característica bastante presente, pois, é ele quem disponibiliza as informações e instruções. As crianças têm um papel maior como ouvinte ou de realizador.
     Já as conversas informais são comuns na rotina e contribuem para estabelecer afetividade no grupo, oferecendo importantes elementos e informações para que o professor possa conhecer melhor a sua turma e planejar novas situações a partir das necessidades e interesses das crianças. Permite a livre expressão sem o compromisso sistemático de avançar, esmiuçar e chegar ao conhecimento mais elaborado. Neste momento a participação das crianças falando é maior e professor tem  importante papel de ouvinte atento e de mediador  para que todos possam falar. A conversa fica mais solta é muito comum as crianças falarem sobre assuntos diversos.
        Este momento contribui para que as crianças sejam capazes de construir conhecimentos importantes para o seu desenvolvimento. Estimular para que aprendam a observar, perguntar, levantar hipóteses, imaginar, pensar e buscar comprovação é possível na educação infantil.
   Com os pequeninos o tempo de concentração para a conversa é menor, mas não impede que o professor ajude, provoque e estimule as crianças a pesarem além do que elas já sabem.
             Reconhecendo que nossa intervenção pedagógica exerce nas crianças profundas e importantes aprendizagens  e por isso temos sempre um propósito ao organizarmos o momento da conversa com as crianças .
    Objetivos da roda de conversa ou simplesmente ( rodinha )
• Saber o que as crianças compreenderam das informações apresentadas durante o projeto.
• Conhecer mais sobre o que elas pensam sobre o assunto.
• Avançar por aproximações sucessivas em novos conhecimentos .

PASSO A PASSO : MASSINHA 


NA RODINHA  : CONVERSA SOBRE O BAILE DE CARNAVAL 

MANUSEIO DE LIVROS 

PASSO A PASSO : EXPLICANDO A ATIVIDADE PEDAGÓGICA QUE SERÁ REALIZADA

RODINHA : ATIVIDADE PERMANENTE ( CHAMADINHA DIÁRIA )

RODA DE CONVERSA INFORMAL SOBRE FAMÍLIA : CONFECÇÃO DE BLOCÃO


CHAMADINHA : TRABALHANDO IDENTIDADE A PARTIR DO NOME PRÓPRIO



A ALUNA ALICE AJUDANDO A AMIGA VITÓRIA A ENCONTRAR O SEU NOME











































RODINHA : MANUSEIO DE ENCARTES E CONVERSA INFORMAL  ENTRE AS CRIANÇAS






























PINTURA COM GIZ DE CERA COR VERMELHA  : SEMANA DA COR VERMELHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário