A HORA DA RODA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
RODA DE CONVERSA
Prática
de se organizar em roda para conversar traz inúmeros significados. A expressão
por meio da linguagem oral de sentimentos, ideias, valores estão presentes em
todas elas.
Em
algumas situações se faz necessário conversar com as crianças, sobre o como fazer
algo; o passo-a-passo de uma atividade(instruir). Este momento também é
importante se queremos garantir o produto final.
As
crianças acompanham o professor executando e em outras vezes participa fazendo
segundo a instrução recebida. O mesmo acontece quando reunimos a turma para
demonstrar ou ensinar as regras de um jogo.
Observem
que a participação das crianças nestes dois casos acima apresentados é muito
mais como ouvinte e a fala apenas para esclarecimento de dúvidas. A fala do
professor é uma característica bastante presente, pois, é ele quem
disponibiliza as informações e instruções. As crianças têm um papel maior como
ouvinte ou de realizador.
Já
as conversas informais são comuns na rotina e contribuem para estabelecer
afetividade no grupo, oferecendo importantes elementos e informações para que o
professor possa conhecer melhor a sua turma e planejar novas situações a partir
das necessidades e interesses das crianças. Permite a livre expressão sem o
compromisso sistemático de avançar, esmiuçar e chegar ao conhecimento mais
elaborado. Neste momento a participação das crianças falando é maior e
professor tem importante papel de
ouvinte atento e de mediador para que
todos possam falar. A conversa fica mais solta é muito comum as crianças
falarem sobre assuntos diversos.
Este
momento contribui para que as crianças sejam capazes de construir conhecimentos
importantes para o seu desenvolvimento. Estimular para que aprendam a observar,
perguntar, levantar hipóteses, imaginar, pensar e buscar comprovação é possível
na educação infantil.
Com
os pequeninos o tempo de concentração para a conversa é menor, mas não impede
que o professor ajude, provoque e estimule as crianças a pesarem além do que
elas já sabem.
Reconhecendo
que nossa intervenção pedagógica exerce nas crianças profundas e importantes
aprendizagens e por isso temos sempre um propósito ao organizarmos o momento da conversa com as crianças .
Objetivos da roda de conversa ou simplesmente ( rodinha )
•
Saber o que as crianças compreenderam das informações apresentadas durante o
projeto.
•
Conhecer mais sobre o que elas pensam sobre o assunto.
•
Avançar por aproximações sucessivas em novos conhecimentos .
PASSO A PASSO : MASSINHA
NA RODINHA : CONVERSA SOBRE O BAILE DE CARNAVAL
MANUSEIO DE LIVROS
PASSO A PASSO : EXPLICANDO A ATIVIDADE PEDAGÓGICA QUE SERÁ REALIZADA
RODINHA : ATIVIDADE PERMANENTE ( CHAMADINHA DIÁRIA )
RODA DE CONVERSA INFORMAL SOBRE FAMÍLIA : CONFECÇÃO DE BLOCÃO
CHAMADINHA : TRABALHANDO IDENTIDADE A PARTIR DO NOME PRÓPRIO
A ALUNA ALICE AJUDANDO A AMIGA VITÓRIA A ENCONTRAR O SEU NOME
PINTURA COM GIZ DE CERA COR VERMELHA : SEMANA DA COR VERMELHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário